: : Novidade! ;-)

Fornecedores Preferenciais | Iniciativa - Não é um fillme ou série, mas poderia! ;- )

Eu nunca pensei em estruturar "no papel" uma iniciativa como essa - sempre guardei na mente e executei no dia a dia. Dias atrás ao ser perguntado o que poderíamos fazer em algo no segmento de viagens, não gostei da minha própria resposta. Quem nunca!? ¯\_(ツ)_/¯ Como penso melhor em "reflexão" e não "ao vivo", resolvi redigir algo, simples, para nortear o que acredito necessário estar "no radar" durante a Iniciativa. Como gosto de pentágonos (e essa é minha Iniciativa! rs), usarei um aqui. Em cada uma de suas pontas haverá uma diretriz: Quem; Onde; Como; Estratégia; Resultado. No centro do pentágono há algo muito importante, que nunca deve ser esquecido: A Razão dessa iniciativa!

Dune (31) | Filme


Relevante
Não farei comparação com versões prévias, livros ou série.
O ponto é especificamente esta versão de 2021 e como ela foi apresentada para a audiência, que não necessariamente conhece a história. Bora!?

Introdução
"Dune" apresenta-se como uma grandiosa saga de ficção científica e como qualquer saga que se preze, ela não se contenta com pouco. Seu objetivo é mudar as regras da atual sociedade estabelecida naquele universo.

Tudo é exuberante e arrebatador. Cada ponto é pensado para te fazer sentir-se um réles observador, em um complexo jogo entre opressores gananciosos e um povo sem expectativas de vitória, que se apegam a um suposto salvador que lhes trará esperança, um dia.
Bem, esse herói chegou e essa é sua história. Isso te dá o mote principal.

"Dune" é aquele tipo de história que tem seu impacto justamente no cuidado aos detalhes, na dimensão e busca de uma imersão além do esperado (ou acima da expectativa!) e tudo isso precisa de tempo. 
Apesar de uma exibição de 2:35hs, saiba que a história não acaba aqui. O fim não será neste filme, portanto, alinhemos experiências e expectativas! ;-)

O que há nesse "Capítulo 1"?
Este não é um filme para todos, primeiro por sua temática ficção científica e especialmente pelo ritmo lento, talvez um pouco demais para muitas pessoas.
Essa escolha mais lenta é utilizada para apresentar os jogadores principais, criar as regras e definir a mitologia, que com sorte, cativará o expectador.

Aqui há um possível problema.
Devido a essa opção narrativa, força-se a necessidade de certa paciência para não dispersar e perder o interesse em tudo que acontece em tela, pois basicamente são três suportes aqui:
-Diálogos;
-Ambientação usando figurinos, locações, cenografia e máquinas (naves, veículos, etc) aliados a efeitos especiais;
-Sonoplastia. 

Por quase 1:30hs é o que há no filme. Não há muito mais do que isso e pode cansar. ¯\_(ツ)_/¯

Após essa marca cria-se um ritmo mais rápido, usando uma mudança na estrutura que busca trazer ação, lutas, reviravoltas e desenvolvimento na história até os créditos começarem a rolar. 

Há evolução das personagens ou história, ao fim do filme?
Talvez para alguns, após 2:35hs, fique o gosto amargo de que pouca coisa realmente aconteceu e uma história foi efetivamente contada. É um gigantesco universo que mal tem sua superfície, essência e possibilidades apresentados e aí existe um problema, quer gostemos ou não.

Nem todos podem querer destinar quase três horas em uma história incompleta que pode parecer "arrastada" até quase a metade de seu tempo total.

Lembra que citei "experiências e expectativas"?
Em "Dune" essas são duas das mais cruciais necessidades prévias ao expectador. 

Se esse formato de história lhe agrada, talvez a parte "lenta" não lhe incomode tanto, mas há o possível ônus de superficialidade na entrega de toda complexidade, mecânica e política por trás deste mundo sendo apresentado durante essas quase 1:30hs de diálogos e apenas isso.

Pouco efetivamente acontece e a maior recompensa é realmente toda a espetacular estética desenvolvida. Essa belíssima entrega visual corre o risco de ser o que mais virá a mente durante essa primeira parte do filme. 

Será que é suficiente para você? Tudo bem se não for! ;-)

Se há algo que possa ser visto como "negativo", talvez seja isso. Demais pontos que geralmente podem trazer tristeza, ao fim de uma tentativa de entretenimento, como roteiro, diálogos, efeitos especiais, atuação e química entre atores principais estão ali de forma até que satisfatória, mas... 

Aqui uma opinião pessoal, "Dune" talvez funcionasse melhor como uma série de algumas temporadas, trabalhando na melhor contextualização da história, ao invés de alguns futuros filmes(?). 

Como uma série, personagens poderiam ter histórias pessoais desenvolvidas e tempo para criar alguma empatia por elas. No atual formato, se o intérprete não for competente corre-se o risco de ser apenas um rosto que vem e vai sem causar qualquer comoção ou maior lembrança. Pela quantidade de atores renomados espalhados por "Dune" há uma "luta" entre a relevância das personagens e a grande quantidade de informação que precisa ser transmitida ao espectador.

"Dune" não é para todo mundo e poderá ser, pela forma optada pela estruturação do filme, melhor aproveitada quando sua história completa estiver disponível, pois acertadamente toda a elegância visual será marca desta sequência de filmes e haverá mais história contada, além da que você recebeu até agora.

Boa diversão!
P. ¯\_(ツ)_/¯

#Dune #hbomax #Duna
#DenisVilleneuve #FrankHerbert

#TimotheeChalamet
#Zendaya
#RebeccaFerguson
#OscarIsaac
#JasonMomoa
#StellanSkarsgard
#JavierBardem
#DaveBautista
#JoshBrolin
#SharonDuncanBrewster

DenisVilleneuve, FrankHerbert, Timothee Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Momoa, Stellan Skarsgard, Javier Bardem, Dave Bautista, Josh Brolin, Sharon Duncan Brewster

Comentários