1917 (50) | Filme
"1917" é um filme que segue a temática guerra trazendo os esperados tiros, bombas, explosões e o caos do campo de batalha, com duas ferramentas narrativas pouco usuais nesse gênero e formato específico:
- Centralizar sua atenção em duas únicas personagens e sua missão;
- Optar por simular toda a progressão da história como se houvesse sido filmada em "tempo real", como um longo plano sequência. Sagazmente você é levado a crer que não ocorreram cortes na filmagem e que uma única câmera, acompanhou tudo, do começo ao fim.
Por si, esse formato de edição já vale a espiada no resultado, mas não se preocupe que há mais para dedicar atenção.
Ao restringir em muito seu núcleo principal, são duas personagens na tela e uma vastidão de "extras" que aparecem uma única vez, há o risco de entregar uma experiência final pouco memorável ou interessante, afinal, eles interagem com alguém e seguem correndo. Como há "pouco tempo" para criar uma memória afetiva com a audiência, houve uma sacada que pode ser interessante.
As interações ocorrem com uma longa lista de atores já conhecidos, que mesmo que você não saiba o nome, te dão aquela sensação "Onde já vi esse ator?", como um bônus legal.
Eles entregam o suficiente para não ofuscar as personagens principais, mas na quantidade exata de atuação para passar sua mensagem, auxiliar na progressão da história e atrair sua atenção, diminuindo a impressão de que o filme é um desfile por inúmeros desconhecidos onde a locação principal é o meio do campo de batalha, por trincheiras com muitos soldados indo e vindo ou protegendo-se de bombas. Este é um filme de guerra e isso não é esquecido em nenhum momento.
Percebe a importância da "conexão" com rostos já conhecidos?
Você segue por um bom par de figurantes e em momentos "chave" você tem participações especiais enfatizando a gravidade do que ocorre naquele momento, ao mesmo tempo que ancora sua experiência visual para que o filme seja mais do que uma ágil edição de vídeo em meio a tantos tiros.
Apesar do tema abordar sensações como angústia, sufoco, tensão e desespero pela vida - equilibrada no fuzil com a afiada baioneta, "1917" ocasionalmente diminui a adrenalina na expectativa de, quem sabe, causar a inquietude da incerteza pelo que virá, pois as personagens estão literalmente com tiros e bombas em cima delas, quase todo o tempo.
Aqui vale a percepção (ou a escolha) de que licenças artísticas são tomadas para algumas situações (pouquíssimas) ocorrerem no filme, quando em um momento real de guerra seriam difíceis ou até impossíveis e essa "irrealidade" pode diminuir a experiência para algumas pessoas, pois nada daquilo quer ser ficcional ou lúdico e há um desligamento disso em parte pela necessidade de manter a ação em "tempo real" e com "uma câmera".
Há de ceder, pois ou haveria uma transição mais sutil entre "fases" do filme ou manteria-se esse ousado formato visual, que traz uma marcante característica ao filme.
"1917" pode ser engajador por sua grande arma visual e ainda que com poucas mortes ocorrendo em cena, retratar de forma competente o quão desconfortável, má e dolorosa uma guerra pode ser sem diminuir a atenção de suas duas principais personagens e na vital necessidade da execução de sua missão.
Já pegou sua munição?
P. ;-)
#1917
#AmazonPrimeVideo #Amazon
#SamMendes #GeorgeMackay #RichardMadden #DeanCharlesChapman #BenedictCumberbatch #AndrewScott #MarkStrong #ColinFirth
Amazon Prime Video Amazon
Sam Mendes, George Mackay, Richard Madden, Dean-Charles Chapman, Benedict Cumberbatch, Andrew Scott, Mark Strong, Colin Firth
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pela sua opinião! ;-)