Aproveitando que este filme de 2011 baseado no livro de mesmo nome ganhou uma releitura, na forma de série de TV (adaptando outro livro) agora em 2022 (leia aqui), re-assisti para ver se ainda funciona ou se é mais memória afetiva e devo me desfazer do blu-ray! ;-)
Nesta leitura toda história é carregada pela personagem principal, sendo o ponto de conexão de todas as complicações/personagens e nesta situação o ator principal precisa estabelecer a competência profissional do protagonista ou ao menos uma razão para a audiência acreditar que ele PODE defender seu cliente, inocente até que se prove o contrário.
Por um lado isso é satisfatório se houver a química entre ator principal e audiência, pois ele faz a entrega solicitada. É canastrão, boa lábia, mulherengo, esperto, arrogante, competente, malandro de poucos escrúpulos e indiferente a defender traficantes, ladrões ou assassinos, desde que a grana caia no bolso. Isso tudo fica claro em seus 10min de filme e daí o ponto que o ator fez o que deveria ser feito, quer aprecie-o ou não pessoalmente. ;-)
Sem tempo desnecessário, sua estrutura explica o problema, busca humanizar o mocinho e desenvolve, cena após cena, sua história enquanto brinca com a percepção da audiência usando defesa e acusação como seu suporte narrativo.
O que houve?
Quem é realmente culpado?
Há um inocente?
Embora a história use tudo que traz à tela, nada é gratuito e será ligado no desenvolvimento da trama principal, algumas coisas podem parecer previsíveis enquanto outras usam a coincidência do "lugar certo, na hora certa" como seu mecanismo de evolução, o que é preguiçoso em um roteiro. Todavia... não deve chegar ao ponto de te pedir um recesso para analisar se vale ou não seguir nesse julgamento! ;-)
"The Lincoln Lawyer" é um filme que embora antigo, quase vintage, ainda pode segurar com seu suspense, reviravolta (?), ambientação em tribunal (que poderia ser mais desenvolvida e não tão superficial) e ritmo. Não chega a macular a memória afetiva, mas carrega a identidade narrativa e "personalidade" de como filmes desejavam manter sua audiência presente 10 anos atrás e como tais, baseiam-se fortemente na química do "Advogado do Opalão" com o público.
P. ;-)
#TheLincolnLawyer #primevideo #AmazonPrimeVideo #Amazon
#MatthewMcConaughey #MarisaTomei #RyanPhillippe #WilliamHMacy #BryanCranston #JoshLucas #MichaelPena #JohnLeguizamo #FrancesFisher #BobGunton #LaurenceMason #SheaWhigham
Matthew McConaughey, Marisa Tomei, Ryan Phillippe, William H. Macy, Bryan Cranston, Josh Lucas, Michael Peña, John Leguizamo, Frances Fisher, Bob Gunton, Laurence Mason, Shea Whigham
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pela sua opinião! ;-)