O desconhecido pode ofertar uma sedução muito forte naqueles que tem a curiosidade como gatilho. A sociedade criminosa e sua funcional e obscura estrutura ao cidadão comum, podem instigar e trazer essa atração seja como um passivo observador ou ativo executador.
O documentário, em quatro partes, apresenta vários lados para a mesma realidade: o ambiente criminoso, suas ramificações, consequências e influências com relatos de ex integrantes da facção ("funcionários" e "contratados free lancer"), agentes da lei (carcereiros, promotores, juízes) e os cidadãos, trabalhadores afetados pela caminhada do submundo direta ou indiretamente.
Esses relatos constroem e fundamentam toda a criação, evolução estrutural (uma empresa praticamente) e o gigantesco crescimento desde 1993 - que segue muito forte até hoje, ao que indica o documentário.
"PCC : Poder Secreto" é uma oportunidade de aprender e perceber que há um caos equilibrado fora da lei, criado pela possível inaptidão do governo/sociedade em tratar de forma humana aqueles que contestam a lei, unindo presos que não possuem a mesma ética que a sociedade exige com outros que pelo acaso, desembarcam em prisões onde são tratados da mesma maneira que demais residentes com delitos mais graves. Violência, dor, estupro, morte é o cardápio diário nestes locais.
O documentário estabelece que a hostilidade como resposta aquele que acredita-se ser o menos afortunado, apenas fortalece os obstinados e os que sentem na alma serem injustiçados ao mesmo tempo que traz empatia dos cidadãos que vivem em comunidades menos estruturadas, pois há um "inimigo" em comum. Percebe a teia estendendo-se?
De maneira imparcial, o documentário não cria uma adoração ou reprovação velada a facção, mas um quadro claro dos equívocos da sociedade que foram utilizados de forma sagaz pelo "movimento" para fortalecer sua aceitação e abrangência dentro e fora das estruturas que deveriam ser seu momento de transição até uma volta mais humana ao acate das leis sociais que desrespeitaram.
É interessante notar que, segundo relatos apresentados, o caos equilibrado criado pela facção diminuiu a violência dentro e fora do sistema prisional ao simplesmente impor regras e cobrar responsabilidade daqueles que infringiam as "regras do crime" ou usavam da violência para resolver pífias indiferenças pessoais.
Duas ordens e leis, dentro das cadeias ou comunidades que o estado - que deve cuidar - é incapaz.
É uma sociedade dentro da sociedade e ela tem sua razão para existir: crescer, trazer igualdade aos irmãos, impor ordem no submundo sendo invisível e muito influente na sociedade que está inserida. Visto por esse ângulo, pode haver a impressão de que há uma ordem de valor invertido e que a facção faça mais "bem do que mal", mas não se engane, o "crime se fortalece com o crime". Assassinatos e violência não estão extinguidos nessa nova ordem criada pelo PCC, há apenas um pouco mais de burocracia para serem aprovadas.
"PCC: Poder Secreto" apresenta a lógica nas ações e códigos de conduta da facção e sua estrutura organizacional - a sintonia do crime. Muito bem "casada" é a trilha sonora com Racionais MCs, 509-E, Evandro Babá, MC Orelha e outros*.
E aí, preparado para essa história, que claramente está muito longe do fim?
P. ;-)
*Sim, eu fui no Google para essa pequena lista, pois para mim todos eram o Racionais.
Rap não é minha casa. ¯\_(ツ)_/¯
#pccpodersecreto #HBO #HBOMAX #racionaismcs
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pela sua opinião! ;-)